quarta-feira, 15 de abril de 2009

IMACULADA CONCEIÇÃO

- Imaculada Conceição



Ao ler a passagem Lc 1,26-38, vemos o anjo Gabriel saudar Maria: "Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo". Maria é totalmente preenchida pela graça de Deus. Não metade de graça, nem três quartos de graça. Maria é cheia de graça. Maria vive totalmente na graça de Deus, pois "o Senhor é contigo", ou seja, o Senhor está sempre com ela. Deus preparou Maria para sua missão, cumulando-a de graças. Maria, como imagem do futuro da Igreja, foi redimida antes de toda a humanidade. Ela foi concebida no seio de sua mãe, totalmente livre da mancha do pecado original, recebendo, antes de nós, o que temos pelo batismo. É isto que chamamos de "Imaculada Conceição de Maria", ou seja, Maria foi concebida sem mácula, imaculada. Maria foi concebida sem a mancha do pecado original. E cumulada de graças por Deus, permaneceu sem pecados pessoais, continuando sempre Virgem e Imaculada. Maria está tão intimamente ligada a graça de Deus, que muitas vezes a chamamos de Esposa do Espírito Santo.




- Maria, Mãe de Deus


Naturalmente, chamamos Maria de Mãe de Jesus. E quem é Jesus ? (ver Lição VI- Parte I). Jesus é Filho de Deus. Jesus é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Jesus se fez homem, mas continuou sendo Deus. Jesus possui a natureza divina e a natureza humana, intimamente ligadas. Maria é mãe de Jesus, pois Ele nasceu dela. Como Jesus é Deus, obviamente, Maria é Mãe de Deus. Isto não torna Maria maior que Deus, de maneira nenhuma, pois mesmo sendo Mãe de Deus, Maria é Sua criatura. Mas isto lhe dá uma dignidade acima de todas as demais criaturas, pois foi agraciada plenamente por Deus.




- Maria, Mãe da humanidade e da Igreja

Jesus em sua encarnação nos dá Seu Pai, como nosso Pai. O Amor de Deus é tão grande que nos adota como filhos. Jesus nos dá ainda mais uma graça, além de sermos filhos de Deus, Ele nos dá sua mãe, Maria, como nossa mãe espiritual. Ver passagem Jo 19, 25-27, onde o apóstolo João representa toda a humanidade. Maria é nossa mãe e cuida de nós como filhos. Ora constantemente ao Filho pelas nossas necessidades, nos leva constantemente ao Pai através do Filho no Espirito Santo. Está tão perto de Deus que nos dá a mão para alcançá-lo. Maria também é a Mãe da Igreja, pois a Igreja é o Corpo Místico de Cristo. Maria intercede constantemente pela Igreja e pelos fiéis que são o Corpo da qual Cristo é a Cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
^